"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

terça-feira, 1 de julho de 2014

Elementos fundamentais para o aprendizado na creche e pré-escola

Os primeiros três anos de vida comportam um período em que a criança possui um enorme potencial para assimilar conteúdos e está cheia de curiosidades diversificadas. Segundo a psicóloga e psicopedagoga do Infans - Unidade de Atendimento ao Bebê Denise Argolo Estill, de São Paulo, nesse período "o mundo é algo a experimentar e conhecer por meio dos órgãos, dos sentidos e das ações corporais", isto é, ela necessita tocar, agarrar, sentir através da pele, alcançar com a boca etc.. Ainda de acordo com Denise, é essencial também estimular a linguagem verbal e a imitação: "Entendo a necessidade de reproduzir gestos e falas e procurando valorizar a expressão individual de cada um", completa a estudiosa. 


Seguem abaixo algumas experiências essenciais para o aprendizado nessa faixa etária:

* Brincadeiras: O estímulo de ações físicas que possibilitem desafios motores são muito importantes. Muitos brinquedos são apreciados pelas crianças nessa etapa, com o destaque para os que possam compor o arsenal do espaço educativo, tais como: aqueles que fazem barulho, peças de montar, empilhar, encaixar, jogar, lembrando sempre do cuidado para que não tenham peças pequenas.

* Linguagem Oral: Com a proposta de, desde muito cedo, o trabalho ser associado à cantigas de roda, parlendas e outras canções, pois são meios riquíssimos de propiciar o contato e a brincadeira com as palavras e de estimular a atenção a sua sonoridade.

* Movimento: Os espaços da creche devem ser desafiadores e, ao mesmo tempo, seguros. O bebê precisa participar de atividades que ampliem o repertório corporal. Aos poucos, ele passa a ter consciência dos limites do corpo e da conseqüência de seus movimentos. São situações indicadas para o amadurecimento motor: passar por obstáculos como túneis, correr e brincar no escorregador. 

* Arte: A música e as artes visuais são dois meios de os pequenos entrarem em contato com o que ainda não conhecem.  Uma boa prática inclui desenhos, pinturas, esculturas e a audição de sons como os da batida de partes diferentes do corpo.

* Identidade e autonomia: O bebê nasce em uma situação de total dependência e, pouco a pouco, necessita se tornar autônomo. A organização do ambiente em cantos de atividades é um meio de favorecer o exercício de escolha, já que cada um define onde brincar. Para ajudar na construção da identidade, cabe ao educador chamar cada um pelo nome e ressaltar a observação dos aspectos físicos individuais. 


Esta matéria foi baseada numa publicação feita pelo site:
http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/nao-pode-faltar-creche-400594.shtml 
- Acesso em 01/07/2014

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