"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

sábado, 27 de maio de 2017

Projeto Erê

O projeto “Erê - Vamos brincar? Oficinas Lúdicas de Leituras” é um desdobramento da primeira versão, chamada “ERÊ – Vamos brincar? Brinquedoteca itinerante e Oficinas Lúdicas” que abordou diretamente a temática do lúdico e  ludicidade.

Neste atual projeto, há um aprofundamento em relação a necessidade de criar espaços onde a dimensão lúdica seja contemplada para oportunizar formações aos profissionais da educação, a formação de pais e, sobretudo, para as vivências das infâncias por parte das crianças.

No que diz respeito a leitura é no contexto do Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil – (NUPIE / UNIVASF), considerando as atividades já desenvolvidas, que o presente projeto ganha conectividade com os outros projetos. Assim, o projeto ERÊ é reeditado com o foco na integração  da leitura e da brincadeira,  valorizando  a  cultura  lúdica  e  a  perspectiva  das  crianças,  via  também os saberes daqueles que já lidam ou pretendem lidar diretamente com elas, em cursos e oficinas voltados para professores, profissionais  da  educação,  da  saúde  e  para  os  pais.  

A  partir  desse  quadro,  o  projeto  busca  o desenvolvimento de saberes e práticas sobre infâncias e educação infantil na dimensão da cultura, da história, das relações interpessoais, dos instrumentos de aprendizagem e do desenvolvimento humano.  O objetivo, portanto, deste projeto se constitui na criação de oficinas lúdicas de leituras para pais, estudantes e profissionais e a  criação  de  espaços  lúdicos de leituras para as crianças.

Assim, “Erê - Vamos brincar? Oficinas Lúdicas de Leituras” prevê o engajamento de estudantes de diferentes graduações, prevê estudos atuais sobre a indissociabilidade do brincar-cuidar-educar, além de estudos culturais e históricos no que diz respeito ao lugar que a criança vem ocupando em nossa sociedade. De modo semelhante, propõe uma  valorização  da  experiência  das  crianças  a  respeito  de  suas  próprias  vivencias  e  o desenvolvimento de saberes e práticas por aqueles que lidam diretamente com estas, sobretudo referente a leitura e a contação de histórias.


Orientados pela transdisciplinaridade ações de extensão são propostas junto a cenários de práticas locais.  Por  fim,  o  Projeto  também  prevê  momentos  de  análise  e  socialização  das  diversas experiências, estudos aprofundados sobre infância e educação infantil.

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