O projeto “Erê
- Vamos brincar? Oficinas Lúdicas de Leituras” é um desdobramento da primeira
versão, chamada “ERÊ – Vamos brincar? Brinquedoteca itinerante e Oficinas
Lúdicas” que abordou diretamente a temática do lúdico e ludicidade.
Neste atual
projeto, há um aprofundamento em relação a necessidade de criar espaços onde a
dimensão lúdica seja contemplada para oportunizar formações aos profissionais da
educação, a formação de pais e, sobretudo, para as vivências das infâncias por
parte das crianças.
No que diz
respeito a leitura é no contexto do Núcleo de Estudos e Práticas sobre
Infâncias e Educação Infantil – (NUPIE / UNIVASF), considerando as atividades
já desenvolvidas, que o presente projeto ganha conectividade com os outros
projetos. Assim, o projeto ERÊ é reeditado com o foco na integração da leitura e da brincadeira, valorizando a cultura
lúdica e a perspectiva das crianças,
via também os saberes daqueles que já lidam ou
pretendem lidar diretamente com elas, em cursos e oficinas voltados para professores,
profissionais da educação, da saúde
e para os
pais.
A partir desse
quadro, o projeto
busca o desenvolvimento de saberes e práticas sobre infâncias
e educação infantil na dimensão da cultura, da história, das relações interpessoais,
dos instrumentos de aprendizagem e do desenvolvimento humano. O objetivo, portanto, deste projeto se
constitui na criação de oficinas lúdicas de leituras para pais, estudantes e
profissionais e a criação de espaços
lúdicos de leituras para as crianças.
Assim, “Erê -
Vamos brincar? Oficinas Lúdicas de Leituras” prevê o engajamento de estudantes de
diferentes graduações, prevê estudos atuais sobre a indissociabilidade do
brincar-cuidar-educar, além de estudos culturais e históricos no que diz respeito
ao lugar que a criança vem ocupando em nossa sociedade. De modo semelhante, propõe
uma valorização da experiência
das crianças a respeito
de suas próprias
vivencias e o
desenvolvimento de saberes e práticas por aqueles que lidam diretamente com estas,
sobretudo referente a leitura e a contação de histórias.
Orientados pela
transdisciplinaridade ações de extensão são propostas junto a cenários de práticas
locais. Por fim, o Projeto também prevê
momentos de análise
e socialização das diversas
experiências, estudos aprofundados sobre infância e educação infantil.
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