"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

sexta-feira, 27 de junho de 2014

"Teste da Linguinha" passa a ser procedimento obrigatório

Foi sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 13.002/14 que em 180 dias (contados a partir do dia 20/06) obrigará a realização do "teste da linguinha" nos recém-nascidos. Este exame tem a intenção de identificar possíveis problemas na fala, sucção, deglutição e mastigação, podendo assim, verificar se há necessidade de cirurgia para corrigir possíveis irregularidades no frênulo lingual, estrutura que liga a parte inferior da língua à boca

A proposta foi aprovada pela Câmara em outubro do ano passado e, no Senado, em maio deste ano. O deputado Onofre Agostini (PSD-SC) esclareceu que o diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e a prevenção dos problemas decorrentes desta anomalia. Os problemas de sucção, por exemplo, podem levar o bebê a ser desmamado antes do tempo certo.

O relator na Câmara, deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), defendeu a medida: “De acordo com a proposta, não poderá haver contingenciamento de recursos pelo Ministério da Saúde e a oferta do teste será efetivamente obrigatória”, explicou.
Já o relator do projeto no Senado, Eduardo Amorim (PSC-SE), que é médico, explicou que o exame é simples, rápido e indolor. Enquanto o bebê está mamando, o profissional de saúde faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.
Esta matéria foi baseada na notícia postada por: 
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/470680-TESTE-DA-LINGUINHA-E-SANCIONADO-E-PASSARA-A-VALER-EM-180-DIAS.html

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Alimentos que auxiliam no desenvolvimento cerebral da criança

Além da alimentação saudável feita através do consumo de verduras, legumes e frutas, outros alimentos também são importantes e ajudam no desenvolvimento do cérebro das crianças. Uma pesquisa, da Universidade de Oxford, mostrou que crianças que consomem mais Ômega 3 alcançam um melhor desempenho escolar. Outros alimentos (que são simples, podendo assim, fazer parte da dieta da criança em casa, na creche ou pré-escola) também estimulam os neurônios e garantem uma memória fortalecida, como os abaixo exemplificados:
Gema de ovo – rica em colina, uma vitamina do complexo B que auxilia as funções cerebrais. Ovos de codorna trazem esse benefício e as crianças adoram.
Sardinha e salmão – os campeões das águas no quesito Ômega 3.
Maçã – rica em fisetina, que melhora a memória de longo prazo. A substância também está presente no morango, tomate, pêssego, kiwi, na cebola e na uva.
Água – além de hidratar o corpo, mantém o cérebro saudável e alerta quando consumido diariamente em boa quantidade.

Esta matéria foi baseada na postagem feita pelo blog: http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br/hora-de-ativar-o-cerebro-da-criancada/

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Música no fortalecimento dos bebês e no auxílio do desenvolvimento das crianças

Os estímulos sonoros são poderosos ao desenvolvimento geral das crianças e têm sido usados no fortalecimento de bebês prematuros. O que já é sabido é que a música é terapêutica e necessária em todas as fases da vida. Uma matéria publicada no site UAI conta como a música pode beneficiar crianças prematuras na UTI neonatal. No entanto, não só os prematuros podem beneficiar-se da terapia, bebês com problemas neurológicos crônicos também ganham mais qualidade de vida por meio da música. Crianças, em geral, também contam com ela para fortalecer seu desenvolvimento. Como relata a matéria, “(...) A agradável combinação de ritmo, harmonia e melodia só faz bem. A música anima, refina e afina. Acalma também. Facilita o aprendizado e a concentração, promove interações e desenvolve os sentidos (…). A música pode controlar reações emocionais, facilitar o entendimento de informações cognitivas e induzir a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar”.

Esta matéria foi desenvolvida a partir de uma postagem feita pelo blog:
http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br/

Link da matéria do site UAI:
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/03/30/noticia_saudeplena,148096/musica-ajuda-a-reduzir-o-tempo-de-internacao-de-bebes-prematuros.shtml

domingo, 15 de junho de 2014

Fim das inscrições para a Mesa Redonda sobre a "Lei da Palmada"

Ocorrerá amanhã (dia 16 de junho do corrente ano), às 18h, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, uma Mesa Redonda que discutirá a Lei Menino Bernardo, popularmente conhecida como "Lei da Palmada". Para a participação no evento, foi solicitada a efetuação de uma prévia inscrição via e-mail. No entanto, levando em conta o limite da capacidade de público no espaço e a alta procura, as inscrições foram encerradas. Aproveitamos para agradecer a participação de todos os envolvidos neste evento que contribuirá para a ampliação do debate no meio acadêmico e em toda a sociedade.

sábado, 14 de junho de 2014

Instrumentos lúdicos e sua influência na alfabetização das crianças

Foram selecionadas dicas importantes que comprovam como os estímulos visuais, sensoriais e motores têm importante influência no processo de alfabetização da criança. Confira.
Ler e escrever são processos biológicos: Além dos aspectos culturais envolvidos na leitura e escrita, o aprendizado dessas habilidades depende do estímulo do cérebro, que se apropria da linguagem ensinada, formando sempre novas conexões ao aprender.
Escrever é mais complexo do que ler: O cérebro ativa dezessete áreas cerebrais diferentes para ler, enquanto que, para escrever, ele precisa dessas habilidades anteriormente aprendidas.
Outras atividades favorecem a alfabetização na hora certa: Estimular a criança com atividades lúdicas e artísticas, como desenhar e tocar instrumentos, dará a ela uma base mais sólida para que seja melhor alfabetizada no momento certo.
Espelhar as letras na hora de escrever é normal: Em geral, a criança começa a escrever por volta dos seis anos e pode inverter as letras R , L e S. Depois dos sete anos, ela já associa melhor a imagem e vai escrever corretamente.
Os estímulos na infância ficam para sempre na memória do cérebro: Atividades artísticas feitas na infância dão base para o cérebro aprender outras habilidades e estimulam a imaginação e a criatividade, fazendo toda a diferença na alfabetização.
Música é a atividade artística mais completa: Pode ser um instrumento, bater palmas para marcar o ritmo, um canto, uma dança. Todo o estímulo que vem com o aprendizado musical é mais completo do que ler e escrever, porque é o que mais ativa as redes neuronais no cérebro. A criança que começa a estudar música antes dos sete anos tem maiores possibilidades de os dois lados do cérebro se comunicarem melhor, desenvolvendo a atividade do pensamento. Além disso, a música exercita a concentração e a criatividade e envolve habilidades motoras e visuais. O canto também favorece o desenvolvimento do vocabulário e um melhor domínio da gramática.
Intercalar livros com e sem imagem é importante. Usar livros sem imagens favorece o fortalecimento da criatividade da criança, que usa mais intensamente a imaginação.

Esta publicação foi retirada do Blog "Desenvolvimento Infantil", através do link: http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br

quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Lei da Palmada" será tema de Roda de Conversa na Univasf

Após ter obtido aprovação do Senado, no dia 4 de junho, a "Lei da Palmada" (renomeada de Lei do Menino Bernardo) tem dividido opiniões. Diante disso, o Núcleo de Estudos e Práticas Sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE) organizou um evento que ocorrerá no próximo dia 16 de junho, segunda-feira, às 18h, na sala de Núcleo Temático 1, no Campus Sede da Univasf. Tendo como debatedores os professores Marcelo Ribeiro, Virgínia Passos e Ilze Braga, do Colegiado de Psicologia desta instituição de ensino. 

O evento é gratuito e aberto às comunidades interna e externa, mediante inscrição prévia, realizada através do e-mail nucleonupie@gmail.com, devendo ser intitulado de Mesa Redonda - Lei da Palmada e conter no corpo da mensagem o nome e RG do interessado. VAGAS LIMITADAS, por conta do espaçamento local. Não perca!



Votação do Plano Nacional de Educação

Foi concluída a votação do Plano Nacional da Educação (PNE) no início de junho do ano vigente, ele estabelece metas e estratégias para o setor no período de dez anos. O texto será analisado pela presidente Dilma, uma vez sancionado, se constituirá num referencial legal capaz de impulsionar significativos avanços na educação brasileira.

Dentre as muitas definições e metas que ele traz, destaca-se:

* Previsão de investimento público na educação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final do decênio.                                       

* Erradicação do analfabetismo e universalização da educação infantil (crianças de quatro e cinco anos), do ensino fundamental (seis a catorze anos) e do ensino médio (quinze a dezessete anos).

* Ampliação da oferta de educação infantil em creches para atender o mínimo de 50% das crianças de até três anos.

* Alfabetização até os seis anos da criança ao final da década de vigência do Plano.

* Rendimento médio dos profissionais da educação básica equiparado aos demais profissionais com escolaridade equivalente.

* Elaboração de planos de carreira pelo governo para profissionais da educação básica e superior públicas.

* Remuneração dos professores da educação básica com referência no piso salarial nacional, definido pela Constituição Federal.

* Melhoria das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

sábado, 7 de junho de 2014

Exploração sexual como crime hediondo

Foi sancionada Lei que rege que a exploração sexual de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis em geral, seja considerada crime hediondo, ou seja, do ponto de vista jurídico, estará inserido junto aos crimes que estão no topo da pirâmide de desvaloração axiológica criminal, o que "assegura" a redução de direitos do executor, como por exemplo: a recusa de fiança, anistia ou qualquer tipo de indulto, sendo que a pena terá de ser cumprida, inicialmente, em regime fechado e com progressão para o semiaberto (que permite trabalho fora da prisão) somente após o cumprimento de, ao menos, 2/5 da pena (ou de 3/5, se for reincidente), e não 1/6, como nos demais crimes.

É considerada exploração sexual qualquer ação que utilize pessoas caracterizadas anteriormente em atividades sexuais remuneradas, pornografia e exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados e não somente o ato sexual em si, mas qualquer outra forma que denote a relação ou atividade erótica, que implique em proximidade física e sexual entre a vítima e o explorador.

Informações: g1.com



terça-feira, 3 de junho de 2014

V Simpósio Estadual de Representações Sociais (Sers)




O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB promove nos dias 20 e 21 de agosto o V Simpósio Estadual de Representações Sociais (Sers).
O evento, que vai abordar o tema Desafios da Contemporaneidade, será realizado no Auditório Jurandyr Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Universidade, em Salvador.
A iniciativa, que tem como público-alvo estudantes, professores e pesquisadores das áreas de psicologia e pedagogia, objetiva abrir espaço para socialização de trabalhos fundamentados na teoria das representações sociais e para discussões teóricas e metodológicas sobre questões relacionadas à educação e à pesquisa.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail ivsimposio.rs@gmail.com. Aqueles que desejam inscrever trabalhos devem encaminhar os resumos para o mesmo endereço eletrônico (ver normas de submissão) até o dia 15 de junho.
A taxa de inscrição varia entre R$ 30 (estudantes) e R$ 50 (profissionais) até o dia 10 de junho. Após o período, o valor para estudantes será de R$ 50 e para profissionais R$ 80.
O Núcleo de Estudos em Afeto e Representação Social (Nears) e o Grupo de Estudo em Psicanálise, Educação e Representação Social (Gepe.rs), ambos vinculados ao PPGEduC, participam da realização do simpósio.

Vagas para monitoria

O PPGEduC está também com inscrições abertas, até o dia 6 de junho, para processo de seleção de monitores para o V Simpósio Estadual de Representações Sociais (Sers).
O evento disponibiliza 20 vagas para monitoria. Segundo o edital de seleção, os candidatos devem estar regularmente matriculados e cursando a partir do terceiro semestre das graduações de Pedagogia, Psicologia ou Letras do Campus I, na capital.
Os interessados devem se cadastrar por meio do envio do formulário de inscrição (anexo ao edital) preenchido para o endereço monitoriasers@gmail.com. Os estudantes pré-selecionados serão convocados, no dia 13 de junho, para avaliação presencial, que será realizada pelo Gepe.rs no dia 7 de julho, no Campus.
Os discentes aprovados serão convocados pelo grupo a participar de reuniões, que totalizam 16 horas-aula, em local e horário a serem definidos pela comissão de seleção.
Os monitores selecionados serão responsáveis por atividades como divulgar o evento, recepcionar os participantes, realizar o credenciamento, produzir filmagens e fotos, e auxiliar na programação do translado dos palestrantes.
O resultado final do processo seletivo será divulgado, no dia 11 de julho, no Portal UNEB.
Informações: ivsimposio.rs@gmail.com.