"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O poder das histórias em quadrinhos: fonte de prazer pela leitura.

Segundo a Revista Educação, as histórias em quadrinhos auxiliam no despertar do interesse pela leitura e pela escrita nas crianças e para ordenar a alfabetização. Como as histórias em quadrinhos geralmente unem palavra e imagem, elas contemplam tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, os gibis podem ter grande eficácia nas aulas de alfabetização. Veja matéria completa em:
 
O site "Educar para Crescer" selecionou algumas historinhas para educadores utilizarem na sala de aula como ponto de partida do trabalho pedagógico para a formação de futuros leitores e produtores de textos, que podem ser selecionadas de acordo com a idade. Veja:
http://educarparacrescer.abril.com.br/hq/4-anos-joca-e-a-caixa.shtml
 

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