"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

sábado, 27 de setembro de 2014

"Cine Infância" exibirá novo filme

Ocorrerá na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, a exibição do filme "Os Incompreendidos". O referido filme contará a história de Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo da escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, o menino passa a faltar as aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, as censuras o direcionarão, vivenciará descobertas e cometerá delitos em busca de atenção. Se inscreva através do e-mail. Não perca!
 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Estudo sobre as consequências do estresse infantil

Depressão é um tema que está sempre em discussão, porque tem feito vítimas todos os dias. Ela não escolhe idade, classe social ou gênero.
 Segundo uma pesquisa divulgada pela agência Fapesp, feita na cidade de Ribeirão Preto (SP), pela Faculdade de Medicina da USP, o estresse precoce, como os causados por traumas e violências físicas, sexuais e morais na infância e adolescência, pode prejudicar o desenvolvimento da criança, tornando-a um adulto depressivo. O estudo detectou ainda, registros permanentes no cérebro de pessoas que sofreram esses traumas e definiu uma forma de identificar a relação entre causa e efeito do estresse nos vários tipos de depressão.
Você pode ler a matéria completa em: 
 http://agencia.fapesp.br/estresse_precoce_pode_agravar_depressao_na_vida_adulta__indica_pesquisa/19696/


sábado, 13 de setembro de 2014

Troca de Experiências Adquiridas na Semana do Bebê

O UNICEF divulgou os nomes dos doze municípios selecionados para apresentar suas experiências com a realização da Semana do Bebê durante a II Mostra Internacional da iniciativa. São eles:
 
 
UFMunicípio
PEAGRESTINA
CEARACATI
PEARCOVERDE
PBCABEDELO
RNGUAMARÉ
BAJUAZEIRO
ALJUNQUEIRO
CEMARACANAU
PAORIXIMINÁ
CERUSSAS
RNSANTA CRUZ
ALTEOTONIO VILELA
 
É válido lembrar que o evento será realizado entre os próximos dias 18 e 20 de novembro em Belém, estado do Pará. O objetivo da Mostra é promover a troca de experiências entre países, estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância. Além da apresentação dessas 12 experiências municipais, a programação contará com oficinas, mesas redondas, cine-debate, entre outras. Haverá também, a participação de representantes de Portugal e da Argentina.

Quer saber mais um pouco sobre os benefícios deste projeto? Assista o vídeo que mostra como ocorreu a 4ª Semana do Bebê em Juazeiro:
 
 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Educação Infantil: Diálogos sobre Experiências Italianas e Brasileiras

Programação do dia 17 a 20/09, com inscrições presenciais (exceto para o dia 19/09, que foram feitas previamente, de 25/08 a 10/09, através do e-mail do referido projeto, podendo ter sido prolongadas, em caso de ainda haver vagas disponíveis). Não perca!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Todos na luta pela conquista das 5 metas da Educação Brasileira

O pequeno vídeo abaixo traz dados alarmantes do quadro atual do ensino brasileiro. A Educação é um direito e, por isso, todos nós devemos lutar para a conquista deste bem. Mas, como podemos fazer isso? De acordo com o vídeo do grupo "Todos pela Educação", algumas atitudes podem mudar muita coisa e auxiliar na conquista das cinco metas. Assista:


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O poder das histórias em quadrinhos: fonte de prazer pela leitura.

Segundo a Revista Educação, as histórias em quadrinhos auxiliam no despertar do interesse pela leitura e pela escrita nas crianças e para ordenar a alfabetização. Como as histórias em quadrinhos geralmente unem palavra e imagem, elas contemplam tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, os gibis podem ter grande eficácia nas aulas de alfabetização. Veja matéria completa em:
 
O site "Educar para Crescer" selecionou algumas historinhas para educadores utilizarem na sala de aula como ponto de partida do trabalho pedagógico para a formação de futuros leitores e produtores de textos, que podem ser selecionadas de acordo com a idade. Veja:
http://educarparacrescer.abril.com.br/hq/4-anos-joca-e-a-caixa.shtml