"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Oficina "Relações Pais e Filhos" no Scientex

Nesta versão do Scientex (semana de integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Univasf) o grupo de estágio do curso de Psicologia ofertou oficinas que abordaram as relações entre pais e filhos. O trabalho desenvolvido pelos estagiários também faz parte das ações desenvolvidas pelo Nupie.




quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Carta Aberta do Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil

Nós, membros do Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil - NUPIE, vimos, por meio desta, nos posicionar contra o movimento de retrocesso trazido pelo atual governo ilegítimo.  
Nos últimos anos, diversos direitos foram conquistados em relação à educação infantil, sendo que tais conquistas vieram por meio de grandes esforços e de movimentos sociais articulados e engajados.
Contudo, desde a eminência do golpe institucional, jurídico e também civil, diversas conquistas têm sido colocadas em risco. Destaca-se como retrocesso o atual corte orçamentário de 10 milhões à Univasf, orçamento o qual era dirigido à assistência estudantil, que garantia a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social na instituição; e a proposta de ementa constitucional de n° 241, a qual congela os investimentos públicos brasileiros por 20 anos. Esta segunda medida se destaca no cenário nacional, pois limita os investimentos do Estado em relação a setores como saúde e educação.
Por fim, reforçamos o não reconhecimento do atual governo, demonstramos a nossa grande insatisfação em relação às medidas e juntamos os nossos esforços “nupianos” à sociedade brasileira, que será amplamente atingida em todos os setores.