"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

quinta-feira, 31 de março de 2016

Roda de Conversa Sobre MORTE E CRIANÇA




Como comunicar para um pai ou uma mãe que seu faleceu? Trata-se se uma experiência difícil também para os profissionais de saúde. Embora tal comunicação faça parte do cotidiano profissional de muitos trabalhadores da saúde, alguns não estão preparados. Mas é possível se preparar para comunicar a morte de uma criança? A comunicação (boa) pode ajudar nesse processo do extrema dor, luto...?













Nesta última segunda-feira (28 de março), na programação especial do grupo de estudos do NUPIE, tivemos a honra de receber a professora Fernanda Soares, que abordou a temática comunicação de morte envolvendo crianças. Com a participação de estudantes (graduação, mestrado e residência) e profissionais de diversas áreas, o encontro se tornou ainda mais profícuo , sobretudo com utilização de uma metodologia viva.




quinta-feira, 3 de março de 2016

Infâncias, demografia e adoção - roda de conversa com o prof. Paulo Pereira

Nesta última segunda-feira (29 de fevereiro de 2016) tivemos a importante presença do professor Dr. Paulo Pereira, que dialogou sobre "Infâncias e Demografia", particularmente a questão da adoção no Brasil.
As discussões foram profícuas e motivaram muitos dos membros do NUPIE a desenvolverem seus estudos nessa área.
O professor Paulo também disponibilizou sua tese, que pode ser acessada aqui: 

Adoção: realidades e desafios para um Brasil do Século XXI