"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

terça-feira, 21 de julho de 2015

Oficina de Capoeira

No mês de junho o NUPIE realizou, através do seu projeto de extensão (Erê - oficinas lúdicas e brinquedoteca itinerante) a oficina de capoeira. O facilitador foi o paciente e dedicado professor Bruno (do Colegiado de Educação Física). Foi uma oficina maravilhosa. As crianças (e os pais!) que o digam! Confiram as fotos!

Oficina Lúdica de Yoga

Desta vez teremos uma oficina lúdica de Yoga. A facilitadora desta oficina será a psicóloga Maria Theodora Gazzi Mendes, que também é membro do NUPIE. 
Esta é uma oportunidade ímpar! 
Sábado próximo, dia 25 de julho, de 8h as 12h, na sala do NT 01 (Campus Petrolina Centro). Tragam suas crianças!!!


terça-feira, 7 de julho de 2015

Como está a educação infantil da sua cidade?

 Avaliação Nacional da Educação Infantil (Anei) foi lançada no 15º Fórum da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em junho de 2015. O objetivo é oferecer indicadores de qualidade por escola, rede, municípios, Estados e Brasil.
Como já sabemos, por meio de pesquisas internacionais e nacionais, a educação infantil tem influência determinante no desenvolvimento dos indivíduos. É por isso que o Plano Nacional da Educação (PNE) coloca como uma das metas, para os próximos dez anos, garantir a 50% das crianças de zero a três anos vagas nas creches. Atualmente, essa taxa é de 28% em todo Brasil, com variações por cidade e Estado.
Outro aspecto é que essas unidades de ensino precisam garantir uma formação qualificada, ou seja, a equação quantidade/qualidade tem de ser positivamente equilibrada.
Para que boas referências possam basear a educação infantil, o Ministério da Educação (MEC) quer aplicar uma nova avaliação de grande escala para creches e pré-escolas. Os dados de qualidade serão produzidos e divulgados a cada dois anos, da mesma forma como é feito com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A Anei será realizada em 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com a divulgação dos resultados prevista para 2017.
A avaliação não contemplará provas, mas será pautada em critérios como: oferta de vagas, infraestrutura, perfil dos profissionais e educadores, recursos pedagógicos e gestão do sistema.
O Inep tem trabalhado no formato dos questionários e dos painéis dos resultados para as escolas e municípios.

http://desenvolvimento-infantil.blog.br/como-esta-a-educacao-infantil-da-sua-cidade/

Comentário: O problema está nos parâmetros dessas avaliações e no que se valoriza (o que deve ser avaliado). Além disso há de se pensar qual a visão de humano e de mundo que norteiam essas avaliações. Avaliar sim! Avaliar e qualificar com toda certeza/ Mas avaliar para quem, o que e como?! Eis a questão. Atenção! Muitos interesses estão em jogo nesse processo de avaliação e qualificação.