"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A participação dos pais na educação escolar dos filhos

A pesquisa “Atitudes pela Educação” analisou tópicos referentes à participação dos pais na escolarização das crianças a partir de entrevistas com 2002 genitores e responsáveis de todo o Brasil, de estudantes de escolas públicas e privadas (educação infantil ao ensino médio). A ideia era entender a relação e a participação das famílias na vida escolar de alunos de quatro a dezessete anos.
Para isso, a iniciativa considerou duas dimensões: valorização da educação, relacionada a atitudes e práticas ligadas ao cotidiano escolar e o adulto; e vínculo, que considera o comportamento e o relacionamento afetivo do adulto com a criança.
Depois de cruzar essas duas variáveis, a pesquisa classificou os pais ou responsáveis em cinco perfis:
Comprometidos - demostram grande responsabilidade familiar em relação à vida escolar do aluno e assiduidade na participação de atividades na escola. Do total pesquisado, apenas 12% se encaixaram neste perfil.
Envolvidos – acompanham a rotina escolar dos filhos, porém, possuem um ambiente familiar menos propício ao diálogo. Esse grupo somou 25% do total dos entrevistados.
Vinculados – mantém um diálogo frequente com o aluno e um bom relacionamento familiar, mas não acompanham muito a rotina escolar do aluno. Esse grupo, que representou a maioria, somou 27% dos pesquisados.
Intermediários – grupo que apresentou a mesma média de respostas para as duas variáveis. Nesse perfil estão 17% dos pais ou responsáveis entrevistados. Dentre eles, 70% afirmaram conferir a lição de casa e 67% disseram manter um espaço de diálogo com os filhos sobre vivências na escola.
Distantes – neste perfil estão os adultos com baixa participação no ambiente escolar e que oferecem pouco espaço de diálogo para as crianças, correspondendo a 19% dos pesquisados.

E mais:
53% dos entrevistados alegaram ter participado de todas as reuniões escolares.
19% disseram não ter comparecido à escola por falta de tempo.
A pesquisa foi promovida pela parceria entre o grupo Todos Pela Educação, Fundação Roberto Marinho, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto C&A, sendo realizada pelo Instituto Paulo Montenegro e o IBOPE Inteligência.
Vale a pena ler o documento na íntegra.

Essa matéria foi retirada de: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/os-pais-participam-do-aprendizado-dos-filhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário