"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

sábado, 27 de maio de 2017

Livro Pais e filhos

Pais e Filhos (de Ivan Turguêniev)

Este livro ficou bem conhecido por causa da ideia de niilismo, que fora trabalhada pelo autor. Esta ideia teve grande repercussão... mas a potência desse livro também reside na temática clássica do conflito de gerações, sobretudo entre pais e filhos. O livro é uma obra prima e que retrata o conflito de gerações (pais e filhos) inseridos em contextos de grande mudanças sociais. Dá até para pensar em uma correlação: grandes conflitos geracionais estariam também inseridos em momentos históricos de profundas mudanças?
De todo jeito considero uma leitura indispensável.

Filmes, docs, e vídeos relacionados a infância

Vídeos sobre infância 





Indicação de alguns filmes com a temática relacionada à Infância:

* Repense o Elogio



Um excelente documentário para tod@s que se interessem sobre a questão de gênero, étnica...no processo educativo de crianças... O documentário aborda o poder do elogio quando dado de amenizar genérica e cristalizada, reforçando padrões e modelos, o que termina por contribuir com a reprodução de uma sociedade machista, racista... O documentário aponta para a possibilidade de micro revoluções à medida de que podemos romper com essas reproduções em nossos contextos relacionais.

* Tarja Branca




A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico".


* Território do brincar




O longa tem como propósito sustentar uma narrativa do brincar infantil. Ao longo de vinte e um meses, diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, foram representadas. O filme faz parte de um projeto de pesquisa, registro e divulgação.


* Muito além do peso




Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.


* A Menina no País das Maravilhas






Phoebe é uma menina rejeitada pelos seus colegas de classe, que deseja mais do que tudo participar da peça de teatro da escola, "Alice no País das Maravilhas". Com o estress do dia-a-dia, o comportamento de Phoebe piora cada vez mais, criando uma forte pressão em seus pais. Ambos tentam compreender e ajudar a filha, mas Phoebe se esconde em suas fantasias, confundindo realidade com sonho. A menina terá que encarar um duro processo, passando por uma incrível transformação.

* A culpa é do Fidel




Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

* O Pequeno Nicolau



Nicolau leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault.

* A Cor do Paraíso



A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida. Dirigido por Majid Majidi, o mesmo do consagrado Filhos do Paraíso.

* Filhos do Paraíso





Ali é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra. Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

Projeto Erê

O projeto “Erê - Vamos brincar? Oficinas Lúdicas de Leituras” é um desdobramento da primeira versão, chamada “ERÊ – Vamos brincar? Brinquedoteca itinerante e Oficinas Lúdicas” que abordou diretamente a temática do lúdico e  ludicidade.

Neste atual projeto, há um aprofundamento em relação a necessidade de criar espaços onde a dimensão lúdica seja contemplada para oportunizar formações aos profissionais da educação, a formação de pais e, sobretudo, para as vivências das infâncias por parte das crianças.

No que diz respeito a leitura é no contexto do Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil – (NUPIE / UNIVASF), considerando as atividades já desenvolvidas, que o presente projeto ganha conectividade com os outros projetos. Assim, o projeto ERÊ é reeditado com o foco na integração  da leitura e da brincadeira,  valorizando  a  cultura  lúdica  e  a  perspectiva  das  crianças,  via  também os saberes daqueles que já lidam ou pretendem lidar diretamente com elas, em cursos e oficinas voltados para professores, profissionais  da  educação,  da  saúde  e  para  os  pais.  

A  partir  desse  quadro,  o  projeto  busca  o desenvolvimento de saberes e práticas sobre infâncias e educação infantil na dimensão da cultura, da história, das relações interpessoais, dos instrumentos de aprendizagem e do desenvolvimento humano.  O objetivo, portanto, deste projeto se constitui na criação de oficinas lúdicas de leituras para pais, estudantes e profissionais e a  criação  de  espaços  lúdicos de leituras para as crianças.

Assim, “Erê - Vamos brincar? Oficinas Lúdicas de Leituras” prevê o engajamento de estudantes de diferentes graduações, prevê estudos atuais sobre a indissociabilidade do brincar-cuidar-educar, além de estudos culturais e históricos no que diz respeito ao lugar que a criança vem ocupando em nossa sociedade. De modo semelhante, propõe uma  valorização  da  experiência  das  crianças  a  respeito  de  suas  próprias  vivencias  e  o desenvolvimento de saberes e práticas por aqueles que lidam diretamente com estas, sobretudo referente a leitura e a contação de histórias.


Orientados pela transdisciplinaridade ações de extensão são propostas junto a cenários de práticas locais.  Por  fim,  o  Projeto  também  prevê  momentos  de  análise  e  socialização  das  diversas experiências, estudos aprofundados sobre infância e educação infantil.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Semana do Bebê - Juazeiro 2017

A Univasf mais uma vez foi parceira da Semana do Bebê no município de Juazeiro tendo à frente profissionais e estudantes do Nupie. 
Oficinas de yoga, palestras sobre educacão positiva, ludicidade e psicomotricidade foram abordados na Semana do Bebê pelo membros do Nupie.