"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

terça-feira, 21 de março de 2017

A atual onda neotecnicista da educação



Marcelo Silva de Souza Ribeiro
A onda neotecnicista que avassala a educação brasileira parte de alguns posicionamentos básicos que, em um primeiro momento podem até fazer sentido do ponto de vista prático, mas esconde limitações também práticas, interesses ideológicos e econômicos (embora se posicione em uma perspectiva de combate à ideologização da educação), além de não problematizar as questões da educação, tratando-a de forma simplificadora e a-histórica.

Essa onda neotecnicista descarta a importância do nível de escolaridade e a experiência do professor, questiona a necessidade de reduzir a quantidade de estudantes por sala, tripudia os teóricos da educação como Paulo Freire e coloca toda a questão da eficácia do ensino em algumas técnicas como atividades complementares, repetições e explicações sobre o conteúdo.

Certamente todos esses pontos podem ou não estar presentes na qualidade do fazer docente, justamente porque a educação é da dimensão da complexidade e cada situação deve ser analisada de modo relativo e levando em considerações os contextos.

No caso da experiência e escolaridade do professor, se não estiver voltada para os interesses da educação, o contexto da sala de aula e das intenções pedagógicas, realmente podem ser inócuos. Entretanto, dizer que não há relação entre escolaridade docente e experiência profissional no sentido de poder influenciar positivamente a aprendizagem é outra história.

Tripudiar os teóricos e as teorias que compõe a formação do professor é outra falácia. Uma coisa é quando a formação docente é recheada de teorias dissociadas da prática e livresca, mas isso não significa a sua negação. Na verdade a boa formação teórica fundamenta a prática reflexiva do professor. Muito possivelmente o que precisamos em termos de formação docente não é a negação da teoria (e dos teóricos), mas sua radicalização, sobretudo no que concerne a uma boa formação e articulação com o fazer docente.

As técnicas também são de extrema importância para a boa prática do professor e isso pode e deve ser ensinado aos docentes, mas acreditar que o domínio de técnicas poderá ser suficiente para assegurar a formação e o exercício profissional é, no mínimo, ingenuidade ou tentativa de esconder outros interesses.

O que chama atenção dessa atual onda é justamente saber de onde ecoam seus arautos. Um exemplo interessante é a matéria da Veja (15 de novembro de 2016), escrita por Claudio de Moura Castro, que é, por sua vez, ligado a empresa Positivo. Esses arautos são ligados, direta ou indiretamente, a empresas privadas que inculcam pacotes e receitas para os problemas da educação. Questões que incidem sobre a relativização da importância da qualificação docente como a graduação e a pós graduação, por exemplo, vêm ao encontro da lógica de mercado para o neotrabalhador da educação: não precisa de formação pedagógica, basta o conhecimento sobre o conteúdo e um "banho" de orientações e técnicas de ensino.

Se a onda tecnicista da década de 1970 que assolou o Brasil era uma política do estado ditatorial para o novo enquadramento da sociedade, o atual neotecnicismo é uma reengenharia da educação para colocá-la nas engrenagens das linhas produtivas do mercado globalizado. Se a educação tem seus produtos haverá de ser gestada industrialmente e ser rentável para atrair os investimentos, eis o que há por trás!

Publicado em https://www.pensaraeducacaoempauta.com/a-atual-onda-neotecnicista

segunda-feira, 20 de março de 2017

Primeira Infância e Acolhimento:Princípios e Boas Práticas

O Sistema de Informação e gestão da Assistência Social de Pernambuco, oferece de maneira gratuita e na modalidade a distância  o curso:
 "Primeira Infância e Acolhimento:Princípios e Boas Práticas"
Período de inscrição: 17/03 à 23/03/2017
Período do Curso: 25/03 à 13/04/2017
Inscrições: https://www.sigas.pe.gov.br/ em Instrumentais
Número de vagas: 200

domingo, 19 de março de 2017

Curso: interação positiva

Ei! Ainda dá tempo!!

É com muito prazer que convidamos a comunidade univasfiana para participar da Oficina de interação positiva com crianças!

Serão 6 encontros, nas terças-feiras, das 18h30 às 20h
Início dia 21/03/2017 e término em 25/04/2017.

Valor? Participação gratuita
Público- alvo? Mães, pais e cuidadores (também profissionais e futuros profissionais de áreas de cuidado)
Mediadores? Estudantes de Mestrado em Psicologia - Tatiana Carvalho e Thiago Silva

FAÇA LOGO SUA INSCRIÇÃO.
VAGAS LIMITADAS!


segunda-feira, 13 de março de 2017

Retomada do Grupo de Estudos

Ocorreu hoje o reinício do grupo de estudos do NUPIE. Foram discutidos os dois primeiros capítulos do livro "O brincar e a realidade", de Winnicott.

As questões do vínculo e da imaginação/brincadeira/fantasia foram privilegiadas nas discussões.

O próximo encontro será dia 27/03, de 18h as 20h.

Serão trabalhados o CAP. III (o brincar - Uma Exposição Teórica), CAP. IV (o brincar  - A Atividade Criativa e a Busca do Self) e o CAP. V (a criatividade e suas origens).

Facilitadores do próximo encontro: Theodora e Rodrigo.




quarta-feira, 1 de março de 2017

GRUPO DE ESTUDOS DO NUPIE - 2017

GRUPO DE ESTUDOS



A obra escolhida para ser estudada neste início de ano é “O brincar e a Realidade”, de D. W. Winnicott. A escolha desta obra se justifica não só pelo fato de ser um clássico na área, mas também porque o autor explora a origem da fantasia no desenvolvimento humano e a função da criatividade para o bem estar (potencializando a saúde e os processos de aprendizagem). Nesse sentido, Winnicott tece toda uma rica elaboração conceitual para compreender as interseções das realidades internas e externas e os seus desdobramentos no desenvolvimento humano.


LOCAL – Sala Multiuso do CEPPSI

Segunda-feira (encontros quinzenais)

HORÁRIO: 18h às 20h.