"Conceder a palavra às crianças não significa fazer-lhes perguntas e fazer com que responda aquela criança que levantou a mão em primeiro lugar [...]. Conceder a palavra às crianças significa, pelo contrário, dar a elas as condições de se expressarem."
(TONUCCI, 2005).

terça-feira, 20 de maio de 2014

Semana do Bebê em Juazeiro

Reportagem da TV Caatinga sobre a Semana do Bebê em Juazeiro



IV Seminário de grupo de pesquisa sobre crianças e infâncias - ética e diversidade na pesquisa.

A quarta edição do Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), com a temática Ética e Diversidade na Pesquisa, ocorrerá no período de 24 a 27 de setembro de 2014, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, Goiás.


Segue o link para conferir:


http://grupeci.fe.ufg.br

quinta-feira, 1 de maio de 2014

XI Encontro internacional de educação infantil pré escolar será realizado em Cuba


O Ministério da Educação de Cuba, o Centro de Referência Latino americana para a Educação Pré escolar (CELEP) e o Grupo de Intercâmbio Científico (ICE) convidam para o Encontro internacional de educação infantil pré escolar “De la gestación al futuro: tránsito, articulación y continuidad”. O Congresso será realizado no Palácio de Convenções de Havana, Cuba, de 8 a 10 de julho de 2014.
OBJETIVOS:
-Analisar a necessidade da coordenação de esforços e ações dos
diferentes setores da sociedade, para conquistar um verdadeiro desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos;
-Propiciar o diálogo entre representantes de disciplinas, instituições e setores sociais que devem confluir para propiciar um desenvolvimento crescente como resultado da atenção integral a primeira infância,
-Promover espaços para a reflexão, debate de experiências, e possíveis  projetos e investigações, que revelam a contribuição de toda a sociedade para o desenvolvimento integral da primeira infância.
TEMÁTICAS GERAIS:
-Políticas sociais, garantia para a sustentabilidade de desenvolvimento
integral  da infância;
-A atenção pré natal.  Ponto de partida para o desenvolvimento integral da infância;
-Redes sociais:   Construindo presentes para o desenvolvimento  infantil;
-Junto a seus filhos (as), a família promovendo o desenvolvimento;
-De bebê a escola. Transição, articulação ou continuidade? Experiências de êxito,
-Uma cultura para o desenvolvimento, desde a gestação até o futuro.
PERFIL DOS PARTICIPANTES
Educadores, famílias, representantes de comunidades urbanas e rurais, trabalhadores da saúde, a cultura, o esporte, organizações políticas e de massas, trabalhadores sociais, juristas, escritores, publicitários,arquitetos, desenhistas e programadores (de audiovisuais e produtores de informática,  vestuário, meios didático, jogos, etc.), e demais setores da sociedade cujo objeto social conflua na atenção,
educação e desenvolvimento integral da primeira infância.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
-Conferencias magistrais
-Mesas redondas
-Oficinas
-Painéis
-Pôsteres
-Apresentação livres
-Foro
-Vídeos
MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Referência Latino americana para a Educação Pré escolar (CELEP) Telefone:    (537) 274-1483, Fax:           (537) 274-1482
E-mail:        celep@celep.rimed.cu
eventointernacional@celep.rimed.cu
celep@cubaeduca.cu
infocelep@cubaeduca.cu
www.celep.rimed.cu
www.facepopular.net/celep_preescolar
www.facebook.com/cuba.celep

Abrinq- Save The Children lançam Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente


A Fundação Abrinq – Save The Children lançam o Caderno  Legislativo  da Criança  e do  Adolescente.  A publicação  tem  por  objetivo  subsidiar  e fomentar o debate em torno de proposições legislativas que promovem, defendem ou reduzem direitos da criança e do adolescente e que, atualmente, tramitam no Congresso Nacional.
O lançamento do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente acontecerá no dia 13 de maio de 2014, das 10h às 12h, na Av. Santo Amaro,  1386 – Auditório  1, Vila Nova Conceição,  São Paulo (SP).
Em 2013, a Fundação Abrinq monitorou 711 proposições legislativas, sendo 389 proposições legislativas da área de proteção; seguidas por 224 na temática de educação; 78 em saúde; e, por fim, 20 em emergência. O Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente conta com cerca de 70 delas, nas áreas acima mencionadas.
É nosso objetivo  contribuir  para que nosso país avance  na efetivação  da legislação  brasileira vigente, bem como na promoção de propostas legislativas que fomentem os direitos das nossas crianças e adolescentes. Por isso, contamos com vossa presença no lançamento do Caderno Legislativo da Infância e da Adolescência.
Informações: Abrinq