Os estímulos sonoros são poderosos ao desenvolvimento geral das crianças e têm sido usados no fortalecimento de bebês prematuros. O que já é sabido é que a música é terapêutica e necessária em todas as fases da vida.
Uma matéria publicada no site UAI conta como a música pode beneficiar crianças prematuras na UTI neonatal. No entanto, não só os prematuros podem beneficiar-se da terapia, bebês com problemas neurológicos crônicos também ganham mais qualidade de vida por meio da música. Crianças, em geral, também contam com ela para fortalecer seu desenvolvimento.
Como relata a matéria, “(...) A agradável combinação de ritmo, harmonia e melodia só faz bem. A música anima, refina e afina. Acalma também. Facilita o aprendizado e a concentração, promove interações e desenvolve os sentidos (…). A música pode controlar reações emocionais, facilitar o entendimento de informações cognitivas e induzir a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar”.
Esta matéria foi desenvolvida a partir de uma postagem feita pelo blog:
http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br/
Link da matéria do site UAI:
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/03/30/noticia_saudeplena,148096/musica-ajuda-a-reduzir-o-tempo-de-internacao-de-bebes-prematuros.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário